| Análises clínicas
A Clínica da Charneca disponibiliza nas suas instalações um serviço de análises clínicas, tendo estabelecido um parceria com o centro de medicina laboratorial germano de sousa. Estão disponíveis análises de rotina e diferenciadas, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade dos resultados e de eficiência na sua entrega.
A medicina laboratorial ou patologia clínica é uma especialidade médica que pelas disciplinas próprias, é hoje uma especialidade fulcral, que contribui constantemente para o despiste, diagnóstico, prognóstico ou monitorização da terapêutica em todas as doenças.
A Clínica da Charneca disponibiliza análises nas seguintes valências clínicas:
- Alergologia
- Anatomia patológica
- Biologia molecular
- Bioquímica
- Citogenética
- Endocrinologia
- Estudo hormonal e imunoanálises
- Genética forense
- Genética e oncologia molecular
- Hematologia
- Imunologia
- Líquidos orgânicos
- Microbiologia
- Pesquisa de vírus do papiloma humano (HPV)
- Química clínica
- Rastreio pré-natal
- Serologia
- Toxicologia
- Urina
| Horário
Análises clínicas
Segunda a Sexta:
7h30-12:30 / 14:00-16:00
Sábado:
8h00-13h00
Horários das colheitas
Dias úteis:
07:30 – 12:00 / 14:00 – 15:30
Sábado:
08:00 – 12:30
| Preparações
Deverá aconselhar-se com o seu médico sobre a preparação necessária para a realização das análises.
Caso necessite de qualquer esclarecimento, poderá contactar os nossos serviços através dos números de telefone:
+351 212 961 522
+351 961 43 43 43.
| Perguntas frequentes
É fácil e rápido, basta preencher o nosso formulário neste link e entraremos em contato consigo para confirmar e relembrar de alguns procedimentos.
Alguns, sim. Os antibióticos e os anti-inflamatórios, por exemplo, podem interferir nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios.
Quaisquer que sejam os medicamentos que esteja a tomar, avise a técnica de colheita antes do exame. Caso um deles interfira, consulte o seu médico sobre a possibilidade de suspender a medicação por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.
Sim. Alguns exames, aliás, são solicitados exactamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se existe alguma infecção.
Em alguns casos, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, consulte o seu médico ou laboratório antes de realização do exame.
Depende do tipo de exame. Para o estudo microbiológico (cultural), deve ser colhida a primeira urina da manhã por ser mais concentrada. Esta colheita carece de um procedimento específico para manter a integridade da amostra. Contacte um dos postos de colheita, para que lhe seja dada a instrução para uma colheita correta.
Nem todos. O hemograma simples, por exemplo, dispensa o jejum. Já a glicémia e triglicéridos exigem que fique várias horas sem comer. O tempo de jejum varia de acordo com o exame.
Nem todos. Desde que obedeça ao tempo estipulado de jejum, alguns podem ser colhidos inclusive à tarde.
Alguns não. É o caso dos doseamentos de cortisol, ferro e ACTH (adrenocorticotrofina). Estes exames devem ser realizados obrigatoriamente na parte da manhã. Motivo: é nessa parte do dia que tais substâncias têm um pico no organismo, devido ao seu ritmo circadiano.
Faça já a sua marcação
Estaremos ao seu inteiro dispor para lhe esclarecer todas as suas dúvidas