ESPECIALIDADES

As especialidades médicas da Clínica da Charneca

Angiologia e Cirurgia Vascular

A Angiologia e Cirurgia Vascular é a especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças do sistema circulatório para além do coração e do sistema nervoso central, ou seja, as patologias das artérias, veias e linfáticos dos territórios ditos “periféricos”.

Para além da avaliação clínica do doente, o especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular realiza exames complementares não invasivos, como é o caso do eco-doppler carotídeo e vertebral e do eco-doppler arterial e venoso dos membros inferiores.

O tratamento, determinado pelo problema específico de cada doente, poderá envolver o recurso a cirurgia ou a métodos não cirúrgicos.

Cardiologia

A Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo das doenças do coração, das artérias, das veias e, em geral, de todos os componentes do sistema cardiovascular.

Deve-se consultar um cardiologista para orientação preventiva ou para o tratamento de alguma doença.

Cardiologia Pediátrica

A Cardiologia Pediátrica dedica-se ao diagnóstico e tratamento das doenças do coração nas crianças e jovens. As doenças cardíacas das crianças e jovens podem ser congénitas (presentes ao nascimento) ou adquiridas. São avaliadas desde crianças logo no período neonatal, com idade inferior a 1 mês, até adolescentes com idades inferiores a 18 anos. 

Cirurgia Geral/Pediátrica

Cirurgia geral/pediátrica é a especialidade que se dedica ao tratamento cirúrgico de doenças de vários órgãos e sistemas, como as doenças oncológicas do aparelho digestivo, endocrinológicas, metabólicas ou da obesidade e defeitos anatómicos como as hérnias, utilizando técnicas de abordagem clássicas ou minimamente invasivas como a laparoscopia. 

Dermatologia

Dermatologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico cirúrgico das enfermidades relacionados à pele e aos anexos cutâneos, desde o diagnóstico ao aconselhamento e tratamento dermatológico, incluindo situações relacionadas com cabelo e unhas. Dentro da dermatologia, existe a dermatovenerologia, especialidade que tem importante atuação no contexto das infecções sexualmente transmissíveis, como as uretrites e outras infecções por Chlamydia, a gonorreia, a sífilis e os condilomas, entre outras.

Endocrinologia

A endocrinologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das perturbações do funcionamento do sistema endócrino. O sistema endócrino é composto por glândulas que produzem hormonas.

As hormonas são transportadas pelo sangue para actuar noutros locais do organismo e, globalmente, são imprescindíveis para um crescimento, desenvolvimento, reprodução e metabolismo normais.  Assim, as alterações do funcionamento do sistema endócrino podem ter impacto em todos os sistemas do organismo. 

Entre as doenças mais importantes da área de intervenção da Endocrinologia estão: diabetes; alterações da hipófise e suprarrenais; alterações da tiroide (hipertiroidismo, hipotiroidismo, nódulos, cancro da tiroide); alterações do crescimento e desenvolvimento pubertário; Hirsutismo (pelos em excesso nas mulheres); perturbações do ciclo menstrual de causa hormonal; infertilidade e diminuição do desejo sexual de causa hormonal; alterações do metabolismo do cálcio; obesidade.

Ginecologia e Obstetrícia

A Ginecologia é a especialidade médica que se dedica à saúde da mulher, a partir da adolescência, e tem como objetivo prevenir doenças do sistema reprodutor feminino e da mama. O acompanhamento regular de um Ginecologista é um cuidado de saúde essencial e ajuda a detetar precocemente algumas doenças mais comuns entre miomas uterinos; endometriose; cancro ginecológico: ovários, útero, colo do utero, vulva, vagina; prolapsos genitais.  

O final da vida fértil e a menopausa também são fases em que recorrer ao médico Ginecologista é determinante para uma boa qualidade de vida. 

Quando se planeia uma gravidez e se pretende o acompanhamento durante a gestação, no parto e pós-parto, deve-se recorrer aos médicos de Obstetrícia.

Imunoalergologia/Consulta do Viajante

A infecciologia dedica-se ao diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas (causadas por microrganismos – vírus, bactérias, fungos). Entre as doenças da área de intervenção da infecciologia estão: hepatites virais; tuberculose; doença dos legionários; HIV; infecções por citomegalovirus; tétano; doenças infecciosas tropicais (malária, febre amarela, dengue…) entre outras. 

A Medicina do Viajante destina-se a pessoas que vão viajar para países tropicais, localizados na África Subsariana; Médio Oriente; América do Sul; Sudoeste Asiático 

O objetivo desta consulta é conduzir uma avaliação individualizada do risco para o viajante, educá-lo para os riscos associados e aconselhar medidas preventivas de doenças ou eventos adversos. 

Esta avaliação pré-viagem providencia-lhe informação e aconselhamento sobre: os riscos de infecções preveníveis por vacinação; as imunizações apropriadas; profilaxia de malária; profilaxia da diarreia do viajante; precauções relacionadas com comportamentos e exposições ambientais.

Medicina Geral e Familiar

A Medicina Geral e Familiar é a especialidade médica que se dedica ao seguimento a longo prazo da saúde de indivíduos de todos os escalões etários. 

Os médicos desta especialidade têm uma relação de proximidade e um conhecimento detalhado da saúde das pessoas que assistem e, assim, um papel fundamental na promoção da saúde e a prevenção de doenças.  

É a especialidade correta para: fazer o acompanhamento regular do estado de saúde; realizar avaliações gerais periódicas da saúde; recorrer nas situações de doença comuns; recorrer para avaliação e certificação para a prática de desporto de lazer; recorrer para avaliação e certificação médica para a carta de condução, incluindo o atestado médico eletrónico; aconselhar sobre cuidados preventivos, vigilância da saúde e exames a realizar; aconselhar e decidir sobre a necessidade de referenciar para médicos de outras especialidades.  

Medicina Interna

A Medicina Interna é uma especialidade generalista que se dedica à prevenção, diagnóstico e orientação da terapêutica não cirúrgica das doenças dos vários órgãos e sistemas, em particular quando existe afeção de mais do que um órgão ou sistema, com diferentes níveis de gravidade e complexidade, assumindo um papel fundamental na articulação e coordenação de outras especialidades que possam estar envolvidas no tratamento do paciente.

Patologias mais frequentes: doenças cardiovasculares; doenças respiratórias; doenças endocrinológicas; doenças autoimunes; e doenças neurológicas.

Medicina Tradicional Chinesa

A MTC leva em consideração todos os aspectos da vida do paciente, em vez de apenas vários sinais ou sintomas óbvios. Analisa o corpo como uma rede de Meridianos conectados entre si, e não como sistemas ou órgãos separados. Em consulta far-se-á uma amnenese rigorosa ao paciente e após a elaboração do diagnóstico, segundo os critérios utilizados na MTC, serão sugeridas e aplicadas as várias terapeuticas que façam sentido para cada caso em particular: acupunctura, fitoterapia (ervas medicinais), dietética, moxabustão, ventosaterapia, auriculoterapia, electroterapia, laserterapia e/ou massagem Tui-Na. 

Devido às suas múltiplas indicações e à ausência de efeitos secundários, a MTC é recomendada pela Organização Mundial de Saúde como método preventivo bem como no tratamento em várias patologias, nomeadamente: 

∙ Dor crónica ou aguda de várias origens (enxaquecas, coluna, oncológica, tendinites, etc.) 

∙ Infertilidade (no homem e na mulher) 

∙ Problemas digestivos (flatulência, enfartamento, diarreia, obstipação) queda de cabelo 

∙ Recuperação de acidente vascular cerebral – AVC 

Problemas de Pele (eczema, psoriase, acne)

Problemas respiratórios (Asma, rinite) 

Ansiedade, depressão e ataques de pânico 

Nutrição

A Nutrição é uma área da saúde que se dedica a avaliar as relações entre os alimentos, a sua composição nutricional e o impacto na saúde e na doença. A alimentação e a forma como nos alimentamos desempenham um papel essencial na prevenção e tratamento de diversas doenças. 

O nutricionista é um profissional de saúde que baseia as suas funções no estudo da alimentação e nutrição, promovendo a sua adequação, qualidade e segurança e, promovendo a saúde e prevenção / tratamento da doença.  

Oftalmologia

A Oftalmologia é uma especialidade médica que estuda e trata as doenças relacionadas ao olho, à refração e aos olhos e seus anexos. 

O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos, lentes de contacto, óculos e correções para os distúrbios de visão. 

A Oftalmologia, como parte da medicina e especialidade médica, é dedicada ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças e erros de refração apresentados pelos olhos. 

O seu estudo envolve doenças como: astigmatismo; miopia; presbiopia, hipermetropia, ambliopia, cataratas, degeneração macular, pterígio, toxoplasmose, tumores oculares, glaucoma, retinopatia diabética, etc. 

Ortopedia

A Ortopedia dedica-se ao diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças do sistema locomotor. 

Entre as doenças e lesões e tratamentos mais frequentes na área ortopédica estão, por exemplo: fraturas e luxuações osseas; dor, artrose, lesões dos ligamentos e meniscos do joelho; luxação do ombro; síndrome do túnel carpo; rutura e tendinite do tendão de Aquiles; dedos em gatilho, hérnias discais; espondilose; dor ciática; artrose da anca; fasceite plantar; joanete; prótese da anca; rótese do joelho. 

A traumatologia é a área da Ortopedia que trata as lesões das estruturas músculo esqueléticas (ossos, ligamentos, músculos e articulações) de origem externa.

Osteopatia

A Osteopatia é uma técnica que usa a manipulação manual das estruturas do sistema músculo-esquelético para eliminar transtornos de mobilidade. Reduz o desconforto e promove a flexibilidade e o equilíbrio do organismo. 

É uma técnica de tratamento global que aborda o organismo como um todo, procurando restaurar o equilíbrio. 

Pode ser indicada em diversas patologias e em todas as idades. 

Otorrinolaringologia

A Otorrinolaringologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças dos ouvidos, nariz, garganta, da cabeça e pescoço incluindo glândulas salivares e ainda da voz. 

Entre as doenças dos ouvidos, nariz e garganta em que a Otorrinolaringologia intervém estão por exemplo: surdez e perda auditiva; amigdalites e adenoidites; abcesso peri amigdalino; acufenos (zumbido nos ouvidos); traumatismo nasal e dos ouvidos; vertigem e perturbações do equilíbrio; pólipos nasais; rinite, sinusite; problemas de deglutição; apneia do sono; alterações da fala e linguagem; cancro da faringe, laringe, boca e língua.

Pediatria

A Pediatria é a especialidade médica que acompanha o crescimento e o desenvolvimento da criança e adolescente até aos 18 anos, vigia o seu estado de saúde e diagnostica e trata as suas doenças. É uma especialidade multidisciplinar para a qual contribuem todas as outras de modo a permitir um acompanhamento global do estado de saúde das crianças e adolescentes. 

Pedopsiquiatria

A Pedopsiquiatria ou Psiquiatria da Infância e da Adolescência é a especialidade que aborda as dificuldades emocionais, do comportamento e da socialização das crianças e adolescentes nos seus contextos familiar e de vida.  O processo de diagnóstico e, posteriormente, de acompanhamento e intervenção terapêutica é feito com inclusão das famílias, mas também em articulação com outras especialidades médicas e com outros técnicos das áreas da saúde e da educação, por forma a mais precocemente se conseguir identificar e se tentar modificar os fatores que poderão estar a interferir negativamente no desenvolvimento psicoafetivo e social das criança ou dos adolescentes.

Pneumologia

A pneumologia dedica-se à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do sistema respiratório. 

Entre as doenças pulmonares e outras doenças respiratórias em que a Pneumologia pode intervir, estão, por exemplo: apneia do sono; asma; bronquite; cancro de pulmão; Covid 19; doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC); enfisema pulmonar; infeções respiratórias; insuficiência respiratória; pleuresia; pneumonia; tuberculose pulmonar. 

O consumo de tabaco tem um efeito conhecido nas doenças respiratórias e os médicos pneumologistas têm um papel importante junto de todas as pessoas que querem deixar de fumar. 

Podologia

É a área da saúde especializada na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações que afetam o pé. 

Os pés são muito complexos. Alojam um quarto de todos os ossos do corpo, além de terem uma vasta rede de músculos, ligamentos e articulações. 

São vulneráveis a ferimentos e doenças; estão descritas mais de 300 condições patológicas dos pés. 

Os pés precisam de um tratamento especializado. A podologia é a ciência na área da saúde especializada na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações que afetam o pé — e os podologistas são os profissionais habilitados para estas ações. 

As principais áreas de intervenção da podologia são: a nível geral: avaliação estática e dinâmica do pé; infantil: prevenção e tratamento dos problemas do pé da criança; geriátrica: prevenção e tratamento dos problemas do pé do idoso; pé de risco: pé diabético, pé neurológico, pé vascular; desportiva: avaliação e tratamento do pé do desportista; preventivo: análise e implementação de medidas de prevenção das alterações do pé. 

Psicologia

A Psicologia é o estudo de todos os aspetos do comportamento e processos mentais. Estuda a mente do ser humano e como a atuação dela pode influenciar no comportamento e abrange os aspetos que vão desde o desenvolvimento infantil até a terceira idade. 

A metodologia de estudo da psicologia divide-se em duas grandes áreas: a que entende esta disciplina como uma ciência básica ou experimental e a que procura compreender o fenómeno psicológico mediante metodologias que ajudem a interpretar os processos. A psicologia também se pode dividir em psicologia básica, cuja sua função consiste em gerar novos conhecimentos no que diz respeito aos fenómenos psicológicos e em psicologia aplicada, que tem como objetivo a solução de problemas práticos.

Psicologia clínica 

Promove a adaptação, ajuste e desenvolvimento pessoal. A psicologia clínica pode ajudar a compreender, prevenir e aliviar o sofrimento e promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal de um indivíduo. 

Psicologia infantil  

Ramo da psicologia que trata das questões psíquicas de crianças. Investiga e analisa o comportamento dessa faixa etária. O estudo inclui questões de cognição, de perceção, de aflições emocionais, das condições sociais e até mesmo físicas.

Psicomotricidade

A Psicomotricidade é uma área científica que estuda o psiquismo e a motricidade num todo global e individual. A terapia psicomotora envolve mediação corporal, expressiva e lúdica, que pretende harmonizar e maximizar o potencial motor, cognitivo e afetivo relacional, isto é, o desenvolvimento global da personalidade. Não visa desenvolver diretamente a eficiência motora ou aprendizagens precisas, mas tenta uma ação global utilizando todas as possibilidades de movimento do corpo, de expressão e de relação. A motricidade influi de forma notável no psiquismo do indivíduo, ao ponto do processo intelectual depender da maturidade do sistema nervoso. 

Psiquiatria

A Psiquiatria é, por definição, a área da medicina responsável pela pesquisa e tratamento da doença mental, cujo objectivo é prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar os distúrbios da mente, como por exemplo dependência química, depressão e ansiedade. A psiquiatria intervém em; perturbações de Ansiedade, incluindo Perturbação de Pânico e Fobias; perturbações depressivas; esquizofrenia e outras psicoses; perturbação Bipolar; perturbação de Stress Pós-Traumático; dependências de substâncias; demência com alterações psiquiátricas; perturbação Obsessivo-Compulsiva. 

Reumatologia

A Reumatologia é a especialidade médica que aborda as doenças do foro músculo esquelético de carácter agudo, recorrente e crónico. Estas podem atingir qualquer indivíduo, independentemente da idade ou condição social. 

As doenças reumáticas afetam o aparelho locomotor, provocando dor e incapacidade física/psicológica e, quando não diagnosticadas e tratadas atempadamente, podem ter consequências graves, a nível familiar, social e laboral. 

As patologias mais conhecidas são a osteoartrose, osteoporose, fibromialgia, polimialgia reumática, lúpus eritematoso sistémico, síndrome de Sjogren, artrite reumatóide, artrite microcristalina (como a gota), espondilite anquilosante, artrite psoriática, vasculites (como arterite de células gigantes) e patologias periarticulares (tendinites, tenossinovites, bursites, entre outras). Assume também importância no tratamento de cervicalgia, dorsalgia e lombalgia, de etiologias diversas. 

Esta especialidade médica utiliza técnicas terapêuticas de intervenção no tratamento de várias patologias, como infiltrações peri e intra-articulares, viscossuplementação, artrocenteses e mesoterapia.

Terapia da Fala

A Terapia da Fala actua na prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal. Para além destas áreas, intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada). A Terapia da Fala pode ser indicada em indivíduos de todas as idades – recém-nascidos, crianças, jovens, adultos ou idosos – com ou sem patologias diagnosticadas, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida.  

O trabalho com crianças em idade pré-escolar e escolar incide, essencialmente, no âmbito de: dificuldades na articulação dos sons da fala; atraso de desenvolvimento da linguagem. 

Estas dificuldades são, muitas vezes, responsáveis por problemas de aprendizagem da leitura e da escrita. 

Outras áreas funcionais, podem também estar alteradas, como é o caso da motricidade orofacial e da fluência do discurso (gaguez). 

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que actua no tratamento e reabilitação de pessoas de todas as idades. O seu objectivo é facilitar e capacitar a realização das atividades do dia-a-dia que as mesmas deixaram de poder fazer, por força de alguma condição clínica (motora, cognitiva, emocional ou social). 

Essas condições podem estar presentes desde o nascimento, serem desenvolvidas com a idade ou resultarem de acidente, doença ou lesão.

O terapeuta ocupacional pode aplicar a sua abordagem em diversas áreas, como: pediatria (casos de atraso global do desenvolvimento, Síndrome de Down, paralisia cerebral, autismo…); medicina física e reabilitação (casos de AVC, quadros neurológicos e ortopédicos…); geriatria (problemáticas específicas do envelhecimento, Alzheimer e outros quadros demenciais, Parkinson…); psiquiatria (esquizofrenia, doença bipolar, depressão…). 

Urologia

A Urologia dedica-se ao diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças do aparelho urinário e do aparelho genital masculino. 

As doenças do aparelho urinário, femininas e masculinas, mais comuns nesta área são: cancro da bexiga; cancro do rim; litíase (pedras ou cálculos) renal e das vias urinárias; bexiga hiperativa; prolapso de órgãos pélvicos; incontinência urinária; infeções do trato urinário. 

Na área das doenças do aparelho genital masculino, a Urologia intervém, por exemplo, em: hiperplasia benigna da próstata; cancro da próstata; disfunção erétil; varicocele; hipospádia, doença de La Peyronie; alterações da descida dos testículos.

Faça já a sua marcação

Estaremos ao seu inteiro dispor para lhe esclarecer todas as suas dúvidas

Formulário Marcação
Formulário Slider
Formulário Slider
TESTE PCR
O método utilizado para a deteção do vírus é o PCR (Polymerase Chain Reaction), pela elevada sensibilidade e especificidade na identificação simultânea de vários genes do vírus. O Grupo Germano de Sousa realiza testes na Clínica da Charneca em coordenação com as autoridades de saúde, de modo a ajudar no rastreio da população. Todas as amostras são posteriormente transportadas para o laboratório de Patologia molecular do Grupo Germano de Sousa para deteção do SARS-Cov-2 o mais rapidamente possível.
A QUEM SE DESTINA
Todas as pessoas com sintomas de doença Covid-19 e/ou que contactaram com casos confirmados de Covid-19.
RESULTADOS
Os resultados serão enviados para o seu e-mail e para o seu telemóvel através de um SMS. Em simultâneo, serão enviados para a DGS através da plataforma SINAVELab.
Overlay Image
TESTE PCR
O método utilizado para a deteção do vírus é o PCR (Polymerase Chain Reaction), pela elevada sensibilidade e especificidade na identificação simultânea de vários genes do vírus. O Grupo Germano de Sousa realiza testes na Clínica da Charneca em coordenação com as autoridades de saúde, de modo a ajudar no rastreio da população. Todas as amostras são posteriormente transportadas para o laboratório de Patologia molecular do Grupo Germano de Sousa para deteção do SARS-Cov-2 o mais rapidamente possível.
A QUEM SE DESTINA
Todas as pessoas com sintomas de doença Covid-19 e/ou que contactaram com casos confirmados de Covid-19.
RESULTADOS
Os resultados serão enviados para o seu e-mail e para o seu telemóvel através de um SMS. Em simultâneo, serão enviados para a DGS através da plataforma SINAVELab.
Overlay Image
TESTE ANTIGÉNIO
Os testes de pesquisa de antigénio, desenvolvidos para o diagnóstico do SARS-CoV-2, são testes que detetam proteínas específicas do vírus SARS-CoV-2 produzidas pelo vírus replicante no trato respiratório. A colheita é realizada através da introdução de uma zaragatoa estéril (cotonete comprido) no nariz do doente mediante um procedimento específico. A este material biológico chamamos exsudado nasofaríngeo. Em Portugal são aceites os testes rápidos de Antigénio (TRAg) que apresentam os padrões de desempenho com valores de sensibilidade superior ou igual a 90% e de especificidade igual ou superior a 97%. O TRAg realizado nos laboratórios do Grupo Germano de Sousa utiliza a tecnologia de imunocromatografia, com 96,7% de sensibilidade e 99,2% de especificidade.
A QUEM SE DESTINA
Devem preferencialmente ser utilizados nos primeiros 5 dias (inclusive) de doença de modo a diminuir a probabilidade de obtenção de resultados falsos negativos. Se a amostra não tiver sido colhida nos primeiros 5 dias (inclusive) de sintomas, é muito provável que o antigénio do vírus não seja detetado. Um resultado "Não Detectável" deverá ser confirmado por TAAN por RT-PCR. Os testes de pesquisa de antigénio (TRAg) têm menor sensibilidade que a metodologia de referência – Teste Molecular de amplificação de ácidos nucleicos TAAN) por RT-PCR.
RESULTADOS
Os resultados serão enviados para o seu e-mail e para o seu telemóvel através de um SMS.
Overlay Image
A QUEM SE DESTINA
RESULTADOS
TESTE ANTIGÉNIO
Os testes de pesquisa de antigénio, desenvolvidos para o diagnóstico do SARS-CoV-2, são testes que detetam proteínas específicas do vírus SARS-CoV-2 produzidas pelo vírus replicante no trato respiratório. A colheita é realizada através da introdução de uma zaragatoa estéril (cotonete comprido) no nariz do doente mediante um procedimento específico. A este material biológico chamamos exsudado nasofaríngeo.
Devem preferencialmente ser utilizados nos primeiros 5 dias (inclusive) de doença de modo a diminuir a probabilidade de obtenção de resultados falsos negativos. Os testes de pesquisa de antigénio (TRAg) têm menor sensibilidade que a metodologia de referência – Teste Molecular de amplificação de ácidos nucleicos TAAN) por RT-PCR.
Os resultados serão enviados para o seu e-mail e para o seu telemóvel através de um SMS.
Overlay Image